Baterias de lítio para empilhadeiras são uma tecnologia relativamente nova, que foi apresentada pela primeira vez nos anos 1990. O composto básico para as baterias de íons de lítio são o fosfato de ferro-lítio, elas são muito mais compactas e têm maior densidade energética do que as baterias de chumbo-ácido, suas células são seladas, demandando pouca manutenção e sem necessidade de complementação de água ou ácido.

Cada vez mais as baterias de íons de lítio estão sendo utilizadas, em dispositivos eletrônicos portáteis e veículos, e estão ganhando mais popularidade também em aplicações militares e aeroespaciais.

BATERIA DE CHUMBO-ÁCIDO VERSUS ÍONS DE LÍTIO PARA EMPILHADEIRAS – QUAL É A MELHOR?

Baterias de chumbo-ácido vêm em uma caixa com uma mistura de eletrólitos, água e ácido sulfúrico, com certa similaridade a uma bateria de carro comum. Essas baterias geram reações químicas entre as placas de chumbo e o ácido sulfúrico, e exigem manutenção frequente e reposição constante do nível de água.

O fator principal na escolha de baterias é, definitivamente, o preço, baterias de chumbo-ácido para empilhadeiras são mais baratas do que as de íons de lítio, mas devido à sua durabilidade e praticidade, a opção pela bateria de íons de lítio trará, a médio prazo, uma redução de custo à sua operação.
Baterias de lítio são um investimento seguro.

TESTE A BATERIA PERIODICAMENTE

Você deve sempre providenciar que a bateria de sua empilhadeira seja inspecionada com regularidade, em especial se apresentar sintomas de queda de carga, esta atitude poderá evitar defeitos nos componentes elétricos.

AS BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO PARA EMPILHADEIRAS SÃO CARAS?

Conforme dissemos, as baterias de íons de lítio são mais caras do que as baterias de chumbo, mas as vantagens de usá-las podem ser encaradas como um investimento. Visto que as baterias de íons de lítio duram muito mais do que as baterias tradicionais de chumbo-ácido, a economia pode ser substancial ao longo da vida útil mais prolongada dessa fonte de energia para empilhadeiras.

AS BATERIAS DE LÍTIO COMPENSAM O PREÇO MAIS CARO?

Baterias de íons de lítio (íons de lítio)

Baterias de lítio (íons de lítio)

Se você administra operações com dois ou três turnos de trabalho, ficará evidente que as baterias de íons de lítio se pagam em poucos anos.

Em operação de um só turno, as baterias de lítio se pagam em não mais de cinco anos, além disso, como elas duram até quatro vezes mais, você não terá que comprar outras baterias para repor àquelas que estavam em operação.

COMO AS BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO CONTRIBUEM PARA O BOM CUSTO BENEFÍCIO DE UMA OPERAÇÃO LOGÍSTICA?

  • Redução de energia com a diminuição do tempo de recarga da bateria de íons de lítio comparadas com as de chumbo-ácido, com consequente redução de custo em sua conta de energia.
  • Eliminação da mão-de-obra envolvida na troca de baterias de chumbo-ácido
  • Eliminação da mão-de-obra envolvida na e reposição de água das baterias de chumbo-ácido
  • Redução do desperdício de energia (uma bateria de chumbo-ácido perde até 50% da carga por meio de aquecimento, ao passo que uma bateria de lítio perde, no máximo, apenas 15%)
  • Redução do custo de reposição de água necessária nas baterias de chumbo-ácido

POR QUE USAR BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO EM SUA EMPILHADEIRA?

As baterias de lítio carregam mais rápido e podem poupar seu dinheiro por não depender da reposição de água, limpeza e equalização exigidas por outros tipos de baterias para empilhadeiras. Você também vai obter um desempenho mais duradouro e constante em comparação com outras baterias.

As baterias de íons de lítio armazenam em média três vezes mais energia do que as comuns, fornecem tensão constante e não desaceleram o equipamento conforme o nível de carga diminui.

São mais seguras para sua equipe e uma opção melhor para o meio-ambiente, com vida útil até quatro vezes mais longa e eficiência energética até 30% maior. São mais seguras e mais ecológicas porque não emitem CO2 e eliminam o risco de vazamentos de ácido.

Baterias de chumbo-ácido precisam de 8 horas para carregar e, ao passo que uma bateria de íons de lítio pode ser totalmente carregada em apenas 2,5 horas, possibilitando ainda cargas de oportunidade em pequenos intervalos sendo uma opção ideal para operações com mais de 1 turno de trabalho.

IMPACTO AMBIENTAL E RECICLAGEM

As baterias de íons de lítio para empilhadeiras são bastante seguras para a equipe porque são totalmente seladas, não havendo risco de vazamento de ácido, corrosão ou qualquer outro tipo de contaminação.

Ao escolher uma bateria para sua frota de empilhadeiras, pode ser útil considerar o elemento reciclável da bateria de sua escolha. Por exemplo, as baterias de chumbo têm um programa bem estabelecido que facilita sua reciclagem. As baterias de íons de lítio, por outro lado, não são tão estabelecidas na indústria de energia tracionária e são um pouco mais difíceis de reciclar.

Tendo consciência ambiental e usando baterias recicláveis, você pode reduzir o custo total de suas baterias por vender as unidades usadas a empresas de reciclagem e recuperar parte do dinheiro (ou pelo menos não ter que pagar uma taxa adicional de descarte). Isso pode ajudar a esticar um pouco seu orçamento na hora de comprar novas baterias.

É POSSÍVEL RECICLAR BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO COM SEGURANÇA?

Elas podem ser recicladas, mas não nos recipientes comuns. O conteúdo das baterias de íons de lítio não é tão tóxico quanto os da maioria dos outros tipos de baterias, o que quer dizer que são mais fáceis e seguras de reciclar. A única desvantagem é que o lítio é altamente reativo e, visto que as baterias contêm um eletrólito inflamável e conteúdo pressurizado, podem entrar em combustão e explodir.

Um risco a considerar com baterias de lítio velhas é quando são armazenadas em caminhões de reciclagem secos, cercadas de itens inflamáveis, como papel e papelão. Pressão ou calor, em especial no verão, podem fazer as baterias de lítio entrar em combustão espontânea — é uma das causas de incêndio mais comuns em caminhões de reciclagem.

BATERIAS EFICIENTES AJUDAM A AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SETOR LOGÍSTICO

Se o seu negócio depende de empilhadeiras para operar, o tipo de bateria industrial que escolher terá um grande impacto na eficiência geral da empresa — e isso é um fato quer você use apenas um veículo de elevação ou uma inteira frota de empilhadeiras. Dependendo do tipo de bateria que escolher para suas empilhadeiras elétricas, poderá economizar muito tempo e dinheiro em longo prazo aumentando o lucro.

Uma dificuldade que muitas frotas de empilhadeiras elétricas enfrentam é a necessidade de ter três baterias para cada veículo em operação: uma em uso, uma em espera totalmente carregada e uma no carregador.

Esse é o método tradicional para evitar excessivo tempo ocioso quando as baterias precisam ser trocadas, no entanto, o tempo para retirar a bateria da empilhadeira, colocar a sobressalente e trocar a bateria no carregador reduz a produtividade do operador.

Uma maneira de melhorar a eficiência é optar por baterias de íons de lítio, altamente eficientes, que duram mais após a carga e carregam muito mais rápido, reduzindo a necessidade de baterias em espera.

Se você tem alguma dúvida sobre baterias de lítio para empilhadeiras, ligue para nós!

Nós, da SDO Equipamentos, acreditamos em produtos que simplesmente funcionam. Nossa visão é trabalhar com ferramentas simples, mas poderosas, que apoiem as operações diárias de nossos clientes a um preço razoável, independentemente das necessidades de sua empresa, oferecemos uma grande variedade de equipamentos, de operações ocasionais a aplicações multiturnos.

Saiba mais sobre baterias de íons de lítio ou outros produtos para empilhadeiras, entrando em contato com nossa equipe.