É o debate atual: Fonte de energia Combustível Fóssil x Bateria Li-ion. Quando falamos dos carros que dirigimos, parece certo que, com carros a combustível fóssil sendo banidos no Reino Unido a partir de 2040, se o governo atingir seu objetivo, as baterias ganharam, No entanto, e se olharmos os equipamentos de movimentação de materiais dos centros de distribuição e do setor de varejo, manufatura e na logística?

Independentemente de você estar pensando em novas empilhadeiras elétricas retráteis, contrabalançadas, patoladas ou selecionadoras de pedidos, é importante considerar todos os elementos ao comparar o Combustível Fóssil x Baterias Li-ion, desde os custos diários de operação até o ambiente operacional e manutenção.

Então, vamos começar.

O QUE É UMA BATERIA LI-ION?

Enquanto todos estamos familiarizados com a velha tecnologia a Combustível Fóssil, as baterias Li-ion (ou íons de lítio) se apresentam como uma tecnologia relativamente nova com a qual muitos de nós temos menos experiência ou estejamos menos familiarizados. Por mais que pensemos que uma tecnologia seja nova, ela raramente é tão nova quanto havíamos pressuposto. As baterias de íons de lítio foram concebidas pela primeira vez na década de 1970 e estão em uso comercial bastante amplo desde a década de 1990.

A EP está na liderança através da bateria com tecnologia de íons de lítio, trazendo a você as vantagens desta nova tecnologia na obtenção de grandes ganhos no seu sistema de armazenamento. No ano passado, nossa EPT 12EZ foi a empilhadeira de íons de lítio mais vendida no mundo. Nossas baterias de íons de lítio são produzidas em nossa própria fábrica e o nosso BMS – Sistema de Gerenciamento de Bateria foi desenvolvido internamente para garantir o maior tempo de vida útil da bateria e uma operação segura, independentemente da empilhadeira que eles estiverem propulsionando.

Não há dúvida de que a tecnologia das baterias está e continuará melhorando e certamente está atraindo muitos investimentos e recursos da indústria e do meio acadêmico. Se a fase da mudança das baterias chumbo-ácido para as baterias de íons de lítio continuar, podemos assegurar que a energia fornecida por bateria continuará a ser mais eficiente e útil para a nossa indústria.

Aqui na EP, temos a plena convicção de que os íons de lítio oferecem às empilhadeiras uma nítida vantagem, usamos todas essas vantagens para criar a próxima geração de empilhadeiras: as LiST – Empilhadeiras Inteligentes integradas. Essas empilhadeiras aproveitam ao máximo o tamanho pequeno e flexível das células de íons de lítio e proporcionam uma experiência de operação completamente nova ao usuário. Ao mesmo tempo, a EP renovou a linha de produtos existente para fornecer uma linha completa de empilhadeiras de bateria Li-ion em 2019. O futuro das nossas empilhadeiras está na tecnologia Li-ion.

VERDE OU SÓ A FAMA DE VERDE?

Sustentabilidade não é apenas um chavão, é o cerne dos valores em que tantas empresas estão construindo seus negócios. As baterias de íons de lítio tornam a frota de seu sistema de armazenamento mais ecológica que o Combustível Fóssil.

E não estamos apenas falando sobre o meio ambiente em todo o mundo. Dentro do seu centro de armazenamento, a fumaça do Combustível Fóssil pode ser um grande problema. É necessária ventilação adequada e conscientização para garantir que os equipamentos do armazém que operam com Combustível Fóssil não afetem a saúde das pessoas que trabalham ao redor.

O equipamento de movimentação de material alimentado por bateria de íons de lítio é mais silencioso e não produz emissões, tornando o ambiente de trabalho diário da sua equipe mais limpo, confortável e potencialmente mais produtivo como resultado. Remover a exposição de sua equipe a gases e ruídos excessivos pode trazer muitas recompensas, principalmente quando se trata do uso do equipamento internamente. Se você estiver trabalhando predominantemente em ambientes fechados, é uma vitória clara aqui para a solução movida à bateria.

O CUSTO É ALTO DEMAIS?

O que provavelmente está no topo de sua lista de verificação é a comparação dos custos financeiros entre o equipamento de movimentação de materiais a Combustível Fóssil e a bateria de íons de lítio.
Quando se trata de custos iniciais de equivalência de qualidade, é esperado que o investimento inicial necessário para um equipamento movido a bateria seja maior do que para um equivalente a Combustível Fóssil, isso se deve principalmente ao custo da bateria e do carregador, no entanto é compensado pelos custos operacionais reduzidos associados à energia da bateria – não há demanda pelo Combustível Fóssil cada vez mais caro necessário para encher o tanque ou cilindro.
Esse carregamento elétrico mais barato do que o enchimento de tanque de combustível fóssil tem sido um dos principais fatores para a opção pelas empilhadeiras elétricas entre nossos clientes, depois de terem investido nas empilhadeiras, os custos de operação são muito menores do aqueles nas empilhadeiras a Combustível Fóssil.

Um benefício frequentemente negligenciado do equipamento é o custo de manutenção reduzido. É da natureza humana esperar que as novas tecnologias sejam mais difíceis e caras de manter e cuidar, mas esse realmente não é o caso dos equipamentos elétricos, seja no setor de consumo ou no de armazenagem. Para começar não há embreagem ou caixa de marchas para manutenção num veículo elétrico, na verdade, existem muito menos peças móveis e as poucas existentes são submetidas a muito menos pressão do que aquelas em um motor de combustão.

Na EP, nossas empilhadeiras CPD15/20/30/35L1 são elétricas contrabalançadas movidas pela tecnologia Li-ion e feitas para fazer a diferença em sua armazenagem. Essa gama pode trabalhar com 1,5 a 3,5 toneladas e a empilhadeira L1 é a nossa primeira empilhadeira construída especificamente em torno da tecnologia de íons de lítio, trazendo uma diferença real ao seu sistema de armazenagem.

OPERAÇÕES DO DIA-A-DIA

Além do benefício de contribuir para um ambiente mais saudável na armazenagem, uma empilhadeira elétrica será mais compacta do que sua contraparte a Combustível Fóssil, será mais fácil manobrar, principalmente em áreas pequenas e apertadas e exigirá menos do operador. Por outro lado, uma empilhadeira de movimentação a Combustível Fóssil será maior e mais pesada e ocupará muito mais espaço, tanto na operação, quanto no seu armazenamento.

Os custos para o dia-a-dia de uma empilhadeira com baterias de Li-íon são muito menores, o Combustível Fóssil pode custar mais de 8 vezes, comparado com a energia por bateria.

Tirar o máximo proveito de sua frota de empilhadeiras elétricas se resume a ter um bom gerenciamento das baterias. Na EP, nossas empilhadeiras a bateria de íons de lítio vêm com a vantagem da nossa tecnologia própria de gerenciamento de bateria. Na EP, nosso sistema de gerenciamento de bateria garante que você aproveite ao máximo suas baterias de íons de lítio, provendo ainda, um uso seguro e proteção da bateria.

As baterias de íons de lítio quebraram muitos dos antigos mitos sobre a tecnologia de baterias. Uma empilhadeira alimentada a íons de lítio gerenciada corretamente pode funcionar praticamente 24 horas por dia e isso já foi observado em empresas que operam 24 horas por dia. O tempo de recarga da empilhadeira pode ser medido em minutos, não em horas, e muitos de nossos clientes agendam esse carregamento para quando o operador está no intervalo de trabalho, ou usam uma bateria extra para que o carregamento possa ocorrer enquanto a empilhadeira ainda está operando. Há uma questão que precisa ser respondida: como o carregamento em 15 a 30 minutos de uma empilhadeira de íons de lítio se compara a uma empilhadeira a combustão se tiver que tirá-la de operação para encher o tanque com Combustível Fóssil, mais as tarefas associadas e o gerenciamento de segurança para se fazer isso?

Sempre que você planejar claramente sua programação de recarga da bateria, você estará no controle. Esse tipo de abordagem, juntamente com o custo-benefício de pagar pela eletricidade, não pelo Combustível Fóssil; manutenção menos frequente e dispendiosa; e o risco reduzido de máquina parada (parada não planejada) ajudaram muitas organizações a decidir que o Li-ion era o caminho para elas.

FAZENDO A ESCOLHA CERTA

Não é difícil ver um futuro em que todos nós estamos dirigindo nosso carro elétrico movido a íons de lítio para um local de trabalho totalmente elétrico todas as manhãs, independentemente do setor industrial em que operamos. É de fato, inevitável.

Se você estiver operando principalmente em ambientes fechados, compre seus equipamentos de movimentação de materiais pensando em uma proposta de valor total, não como bens de consumo, e queira um ambiente mais seguro e limpo, com custos mais previsíveis. Esta é uma decisão para agora, não para o futuro.

Para saber mais sobre como nossas empilhadeiras de íon de lítio podem levar sua frota para o próximo nível, entre em contato conosco agora.