A EP Equipment recentemente lançou no mercado a terceira geração de suas empilhadeiras contrabalançadas a combustão — a série T8. Melhorias significativas ao modelo anterior foram desenvolvidas, elevando essa empilhadeira ao nível tecnológico e ergonômico das concorrentes japonesas, sem aumentar seu preço.

Nos últimos anos, o foco primário foi o desenvolvimento da linha de equipamentos de combustão interna, e a nova série T8 é resultado de várias mudanças estratégicas dentro da empresa. A linha anterior de empilhadeiras a combustão, a Série FD, foi produzida em parceria com outra empresa, cujo proprietário e diretor é o Sr. Saido, um japonês que passou muitos anos trabalhando na Nissan e depois se mudou para a China, onde fabricou a série FD de empilhadeiras a combustão em sociedade com John He (proprietário da EP Equipment). Em 2015, a EP adquiriu a empresa dele e, com isso, expandiu significativamente sua capacidade de produção.

A série T8 representa uma reformulação completa da típica empilhadeira de fabricação chinesa

Em primeiro lugar e acima de tudo, a EP Equipment desenvolveu seu próprio sistema de transmissão amortecida que, em conjunto com várias outras modificações, fez desta uma das empilhadeiras mais macias do mercado. Tradicionalmente, as empilhadeiras fabricadas na China têm a transmissão fixada diretamente no motor, fazendo com que a desconfortável trepidação do motor reverbere por todo o chassi. A nova série T8 conta com a transmissão própria da EP Equipment, que é fixada em dois grandes braços amortecedores de borracha e conectada ao motor por um eixo cardan. O resultado da nova transmissão é extraordinário: praticamente nenhuma vibração reverbera pelo chassi e o nível geral de ruído da empilhadeira é muito baixo. A nova transmissão também tem um tremendo impacto na resposta do motor, visto que o torque é transmitido ao eixo dianteiro de forma suave e direta.

Em segundo lugar, o teto da cabine não é mais uma peça soldada, fixa. A parte dianteira do teto é flutuante e fixada ao chassi, onde antes era diretamente soldada. Essa modificação também ajuda a amortecer vibração. Em terceiro lugar, o sistema de freio padrão foi aprimorado com a introdução de um cilindro mestre de ação dupla que proporciona maior controle do pedal de freio. Existe a opção adicional de freios a disco (freios úmidos). O sistema oferecido é renomado, o mesmo usado por outras marcas de primeira linha em suas empilhadeiras a combustão.

Há diversas outras melhorias na série T8 alistadas abaixo. O aspecto mais impressionante da nova empilhadeira, de longe, é que o preço continua o mesmo. No passado, havia certa medida de concessão ao comprar uma empilhadeira de fabricação chinesa, pois o nível de tecnologia era sacrificado a favor de um preço acessível. Com a nova série T8, não é preciso abrir mão de nada: você vai ter tecnologia e preço baixo na mesma empilhadeira.

Outros aprimoramentos:

  • Melhor design do teto de vidro; espessura de 8 mm
  • Terceira geração de calços do motor, adequados ao design especial
  • Surdina opcional — muito mais silenciosa, mas com perda de potência
  • Ignição coberta para evitar contaminação
  • Acabamento do capô modificado; todas as frestas entre capô e chassi preenchidas para redução de ruído
  • Todos os conectores elétricos substituídos por conectores AMP
  • Novo painel eletrônico projetado e fabricado pela EP Equipment