Se você está pensando em uma empilhadeira para o seu local de trabalho ou deseja atualizar o equipamento existente, provavelmente já discutiu os prós e os contras do tipo de empilhadeira de que precisa.
Depois de decidir sobre o tipo de equipamento que você precisa, é hora de examinar mais de perto a fonte de energia, com a crescente tendência em relação às baterias de íon de lítio, queremos dar algumas dicas sobre os diferentes tipos de tecnologia oferecidos.

Existem dois tipos principais de bateria de íon de lítio usados ​​para alimentar empilhadeiras elétricas; a bateria NMC e a bateria LFP.
Confuso sobre qual é o tipo certo para você e quais são as diferenças entre as duas fontes de energia? Continue lendo para entender mais sobre a aplicação de cada bateria, quando se fala de sua empilhadeira e se elas são adequadas para você.

O QUE É UMA BATERIA LFP?

A forma mais tradicional e conhecida de bateria de íon de lítio é a bateria de fosfato de íon de lítio que está no mercado desde o final dos anos 90 e bem integrada a muitas ferramentas, máquinas e veículos elétricos. Como tal, a bateria é comprovadamente eficaz como fonte de energia para empilhadeiras e outras máquinas – além de ser uma alternativa viável às máquinas movidas a gasolina ou diesel em termos de carregamento simples e rápido, vida útil longa e alta potência.

Conhecidas por sua consistência, confiabilidade e vida útil mais longa, as baterias LFP mudaram a maneira como usamos eletricidade em muitos locais de trabalho e continuam sendo efetivas até hoje. Isso se deve em parte ao seu design universal, menor custo e desenvolvimento prático que as torna utilizáveis ​​para inúmeras situações e diferentes máquinas.

AS VANTAGENS DA BATERIA LFP

Como as baterias mais usadas e testadas no mercado, há muitas vantagens em escolher uma máquina ou veículo movido a LFP, especialmente ao usar equipamentos maiores, nas transpaleteiras com operador embarcado ou nas empilhadeiras elétricas, a bateria LFP mostra a sua força.

Especialmente em empilhadeiras maiores, a menor densidade de energia das baterias LFP em comparação com outros equipamentos não é tão importante, por outro lado, as vantagens devem ser consideradas.

O LFP é um tipo de célula muito estável e robusta, com uma possibilidade muito limitada de fuga térmica, mesmo quando perfurada a célula, a bateria LFP não pega fogo e nem queima. Produz apenas fumaça!

A segunda vantagem vem com o custo da bateria, enquanto outras tecnologias ainda estão em fase de desenvolvimento, o LFP foi bem testado e produzido em grandes quantidades. Devido ao alto volume de produção, o custo da bateria é menor, oferecendo todas as vantagens da tecnologia Li-Ion, como carregamento rápido, alta produção de energia e vida útil livre de manutenção. Torna a bateria a escolha perfeita para nossos equipamentos maiores, como a empilhadeira L1 de íon de lítio e outros equipamentos pesados.

Como opção padrão do mercado e bem testada, as baterias LFP são funcionais e confiáveis ​​- em parte graças às rigorosas mudanças de teste e design que foram submetidas ao longo dos anos em uso, começando com os modelos muito mais substanciais e menos eficientes dos anos 90 para as versões elegantes e simples disponíveis hoje.

AS DESVANTAGENS DA BATERIA LFP

A principal desvantagem das baterias LFP é a menor quantidade de energia que pode ser armazenada dentro de uma célula. por esse motivo, as baterias LFP não podem ser usadas em equipamentos que precisam de energia máxima armazenada em espaço limitado e com peso mínimo.
Um exemplo dessa aplicação seria a indústria automotiva, onde uma grande quantidade de energia deve ser armazenada em um espaço muito limitado e o peso desempenha um papel fundamental.

Outro exemplo seriam os equipamentos elétricos pequenos, como a EPT 12EZ, a transpaleteira elétrica mais leve e menor do mundo e a nossa nova transpaleteira de entrada, a EPL 151.
Esses tipos de máquinas precisam de uma alta densidade de energia em espaço limitado e LFP não seria uma escolha perfeita.

O QUE É UMA BATERIA NMC?

Também conhecidas como baterias de lítio-óxido-manganês-cobalto, uma bateria NMC é um tipo mais novo de fonte de energia em comparação com outros tipos comuns de baterias de íon-lítio. Originada em 2009, a bateria NMC tem crescido em popularidade para uso em ferramentas elétricas e outras pequenas máquinas que utilizam energia da bateria. Isso se deve, em parte, à densidade de energia e capacidade geral.

Para os fabricantes de automóveis e outras máquinas, as baterias NMC estão se tornando cada vez mais comuns graças a esses benefícios, oferecendo as baterias a uma porção crescente do mercado, dependendo da aplicação, também está disponível para empilhadeiras.

AS VANTAGENS DAS BATERIAS NMC

Há muitas razões pelas quais os fabricantes podem considerar trocar as baterias por NMC em seus produtos. Essas vantagens também são para o usuário final do produto, seja numa ferramenta elétrica ou num pequeno equipamento de armazém.

A principal vantagem das baterias NMC é sua alta densidade de energia, permitindo que as máquinas sejam mais compactas e leves. Especialmente ao desenvolver transpaleteiras leves e pequenas para uso em logística de transporte, a NMC exerce sua força na movimentação de materiais da indústria. Na EP Equipamentos, usamos a tecnologia NMC para o EPT 12EZ, bem como o nosso novo EPL 151 para garantir um longo tempo de operação em um tamanho compacto e baixo peso próprio.

Como uma nova forma de bateria, as baterias NMC também estão constantemente evoluindo e se desenvolvendo para serem menores e mais eficazes, algo que as formas mais antigas de baterias de íon de lítio já alcançaram. Com as baterias NMC ainda em desenvolvimento ativo poderemos vê-las daqui a dez anos, totalmente diferente dos padrões atuais, e dependendo como elas possam se desenvolver, é possível que possa tornar os produtos atuais que utilizam baterias NMC bastante desatualizados.

AS DESVANTAGENS DAS BATERIAS NMC

Embora a NMC tenha suas vantagens na densidade de energia que pode armazenar, isso também traz desvantagens, embora a NMC seja uma boa opção para pequenos equipamentos de movimentação de materiais, como transpaleteiras ou empilhadeiras pequenas, onde o espaço é limitado, não é a melhor opção quando se trata de baterias grandes, onde o espaço não é o principal problema! Quando perfurada, é mais provável que a célula NMC entre em um estado instável. De qualquer forma, esse risco é muito limitado no setor de movimentação de materiais, pois as baterias são muito mais protegidas por compartimento de aço e proteção ao redor da bateria, em comparação com outros produtos, como skates, patinetes ou carros.

Outro problema com as baterias NMC é o alto custo natural das baterias. Embora tenham uma densidade de energia mais alta, o custo das máquinas que utilizam essas baterias é elevado como resultado, tornando-as uma opção menos viável em muitas situações.

Dependendo da aplicação, a célula NMC não é uma escolha necessária, pois a densidade de energia e o menor peso por kWh não são necessários na aplicação. Nesse caso, a outra tecnologia é a melhor escolha.

NMC OU LFP – QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA A MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS DA INDÚSTRIA?

Agora você entendeu melhor o que cada tipo de bateria faz, bem como suas vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de células. Como você pode ver na visão geral, ambas as tecnologias trazem vantagens e desvantagens.

LFP EM RESUMO

A tecnologia LFP desempenha sua força em equipamentos maiores, onde a densidade de energia não é a chave para funcionar 24 horas por dia. A bateria LFP é a fonte de energia mais comum e disponível no mercado, ela é usada em empilhadeiras elétricas há anos e provou ser uma maneira confiável e eficaz de fornecimento de energia para máquinas. Isso é especialmente verdadeiro para empilhadeiras, transpaleteiras de operador embarcado e transpaleteiras de maior capacidade, como o WPL 201.

Devido à sua relação custo-benefício, você pode criar um ‘banco de energia’ pronto para funcionar quando a empilhadeira precisar ser carregada, as empilhadeiras à bateria LFP também são práticas para o trabalho em turnos, permitindo que você continue sem a necessidade de longas pausas para carregamento. Isso faz da bateria LFP o “trator” do mundo da energia, consistentemente concluindo o trabalho a tempo.

NMC EM RESUMO

Para aqueles que consideram as baterias NMC, a tecnologia está, sem dúvida, se moldando para ser impressionante; oferecendo uma fonte de energia alternativa para qualquer coisa, de painéis solares a veículos de alta potência. No mundo do manuseio de materiais, a EP Equipamentos usa a tecnologia NMC em seus menores equipamentos para reduzir o peso e o tamanho dos equipamentos. Um dos equipamentos mais consagrados no campo é o EPT 12EZ, alimentado por células NMC e pelo sistema BMS da EP.

O custo mais alto por célula da tecnologia NMC desempenha um grande papel em sua introdução mais lenta ao mercado de empilhadeiras. Especialmente com baterias grandes, como a bateria de íon de lítio 80V 540Ah na empilhadeira de quatro rodas L1: a tecnologia LFP oferece uma melhor relação preço-desempenho em comparação com a célula NMC de maior custo.

EP FORMATANDO O FUTURO DA TECNOLOGIA LI-ION

Na EP, desenvolveremos continuamente novas máquinas que se encaixam perfeitamente à aplicação em que são usadas. Dependendo dessa aplicação, a EP escolhe a melhor tecnologia de adaptação para cada produto, a fim de garantir o melhor desempenho, segurança e confiabilidade possíveis, bem como o custo total e o preço de compra para o usuário final.

Como a maior fabricante de equipamentos movidos a Li-Ion, a EP Equipamentos oferece uma ampla gama de empilhadeiras, com base nas tecnologias NMC e LFP e está constantemente desenvolvendo novos produtos com base na tecnologia mais atual.

AINDA HÁ DÚVIDAS?

Ainda não tem certeza sobre a tecnologia Li-Ion e qual produto se adapta melhor às suas necessidades? Na EP, temos uma gama completa de empilhadeiras com baterias LFP projetadas para atender às suas especificações, necessidades e requisitos exatos.

A tecnologia Li-Ion é a última tendência na movimentação de materiais e a EP Equipamentos é a precursora dessa tecnologia, com uma longa história na produção de empilhadeiras Li-Ion e equipamentos de armazenagem.

Veja a gama completa de produtos EP, incluindo empilhadeiras elétricas, separadores de pedidos e empilhadeiras on-line hoje ou entre em contato conosco para saber mais sobre o que podemos fazer para ajudá-lo a encontrar a empilhadeira ideal para você. Tem perguntas sobre as baterias LFP e NMC que usamos? Ficaremos felizes em ajudar. Entre em contato com a SDO Equipamentos hoje para saber mais sobre porque achamos que o Li-Ion é a escolha certa para você.