As baterias de íons de lítio são uma grande tendência na indústria de equipamento de movimentação de materiais. As baterias de lítio proporcionam muitas vantagens: maior potência, tempo de carregamento curtíssimo e operação sem manutenção. Como a EP Equipment garante a segurança e a longa vida útil de suas baterias de íons de lítio? As baterias de lítio da EP Equipment são produzidas em nossa própria fábrica e equipadas com nosso próprio Sistema de Gerenciamento de Bateria (ou BMS — Battery Management System) para assegurar a vida útil mais longa possível e o funcionamento seguro. Neste artigo, vamos explicar a importância do BMS para a bateria e para a empilhadeira.

Por que o sistema de gerenciamento de bateria é parte importante da tecnologia de íons de lítio?

A função do BMS é monitorar a condição da bateria e controlar a corrente de entrada e saída entre ela e a empilhadeira, ou o carregador.

Já ouvimos histórias de baterias de lítio que pegaram fogo. A causa disso é o superaquecimento, em especial durante a carga. Um bom carregador não basta para prevenir esse risco. O BMS se comunica com a bateria, com a empilhadeira e com o carregador, e monitora a temperatura continuamente. O BMS entra em ação quando a temperatura está fora da faixa padrão.

A vida útil de uma bateria de íons de lítio depende muito de suas condições operacionais. Temperaturas altas ou baixas demais encurtam a vida útil da bateria. Por isso, o BMS evita que a bateria superaqueça durante seu uso. E o BMS faz mais: o carregamento é otimizado e os ciclos de carga e descarga são armazenados em sua memória.

Para usar o pleno potencial da tecnologia de íons de lítio, a EP Equipment projeta suas empilhadeiras de acordo com a capacidade das baterias, seguindo a filosofia de design da empresa: equipamentos simples, compactos e eficientes. Ano passado, a EPT 12EZ foi a transpaleteira com bateria de íons de lítio mais vendida do mundo. A qualidade constante e a operação segura e eficiente são garantidas porque desenvolvemos e produzimos nossos próprios veículos, baterias e controladores de bateria.

Quando procurar uma nova transpaleteira elétrica com bateria de lítio, não se esqueça de solicitar o BMS. E para se garantir, compre uma transpaleteira com bateria de íons de lítio EP Equipment!